quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Projeto Identidade (Maternal 1-2)


Projeto Identidade (Maternal 1-2)
IDÉIAS DE TITULO-
Quem sou eu?Um pouquinho da minha história.
Sou pequenininho, mas já tenho o que contar sobre a minha vida.
JUSTIFICATIVA-
Escolhi este tema para trabalhar com as crianças, pois acho importante a criança ter noção de identidade, toda criança tem uma história diferente e todas devem ser respeitadas.
OBJETIVOS:
-Trabalhar as diversidades da vida das crianças;
-Resgatar a história de vida do aluno,possibilitando que ele se identifique como personagem da sua história;
-Promover a compreensão da história como um processo que se constrói a cada dia a partir das relações estabelecidas pelas pessoas, no tempo e no espaço;Os trabalhinhos ao longo do projeto serão grampeados no final para ficar como um livrinho


A cada dia terá algum trabalhinho.Na rodinha feita no inicio das atividades a professora irá conversar sobre o que cada dia será trabalhado, nada deve ser totalmente rígido, pode haver alterações, estas atividades citadas abaixo seguindo uma ordem, são somente para serem anexadas desta maneira para o livrinho, mas não tem regra cada um pode mudar seu projeto.
Na 1°(folha) será com o nome do projeto: Identidade.
Titulo ex: Sou pequenininho, mas já tenho história para contar sobre a minha vida!
Pode também ter um desenho livre nesta folha, para colorir bem a capa.
Na 2° folha será digitada a justificativa do projeto e os objetivos a serem alcançados.
Acho legal, os pais saberem o que está sendo trabalhado na escola e a metodologia usada, até para eles conversarem com as crianças, reforçarem algum ponto que achar importante.
Na 3° folha colar uma foto da criança com o titulo:
Este ai sou eu.
Na 4° folha será trabalhado o nome da criança para isso no 2° dia a professora deve mandar para os pais uma folha perguntando o porquê do nome, quem escolheu qual a origem, falando se sabe o significado.
Na 5°folha a criança irá receber duas folhas com um desenho de um menino e outra de uma menina, e as crianças serão questionadas se elas são meninos ou meninas?
Neste momento podemos falar algumas das diferenças entre meninos e meninas, as diferenças visíveis, sem falar no sexo de cada uma, mas se as crianças tocarem no assunto a professora deve esclarecer, de maneira de fácil entendimento e principalmente de maneira natural, sem constrangimentos, é bom que as crianças falem livremente e se mostrem participativas.
Cada um receberá a folha referente ao seu sexo e irá pintar (pode ser de giz de cera).
Na 6° folha iremos trabalhar a idade, a professora ira pintar os dedinhos referentes à soma da sua idade, com o titulo:
Olha quantos aninhos eu tenho... (Atividade realizada com tinta).
Apartir da 7° folha iremos trabalhar com as crianças sua fisionomia.
Cada aluno receberá uma folha com um rosto bem grande, careca, com o titulo:
Meu cabelo é da cor:
As crianças receberão lãs de cor preta, marrom, amarelo e irão escolher a lã que mais se parece com a cor do seu cabelo e colar no rosto.
Na 8° folha cada criança receberá uma folha com um desenho de um olho bem grande, a professora irá falar das diferenças que nem todas as crianças têm a mesma cor de olho e irão pintar de tinta a cor referente ao seu olhinho, com o titulo:
Meu olho é da cor:
Na 9° folha as crianças irão pintar as duas mãozinhas, e pintar o papel, com o T
Titulo: Olha só minhas mãozinhas:
Na 10° folha as crianças pintar os pezinhos de tinta e irão pintar o papel, com o Titulo: Olha só os meus pezinhos: Podemos colocar o N° que acriança calça.
Na 11° podemos medir as crianças com lã e colar a lã em uma folha com o
Titulo: Eu já sou grande assim:
Na 12° folha podemos fazer um quebra cabeça com as crianças de 2 partes recortar da cintura para cima uma parte e a outra da cintura para baixo de uma criança,elas terão com a ajuda da professora que colar em uma folha em branco como acham que é o certo.
Família
Na 13° folha colar uma foto da criança recém nascida (pedir para os pais), com o titulo: Olha como eu era pequeninho:
Na 14° folha colar uma foto atual, com o titulo: Estou crescendo, olha como estou grande!
Na 15° folha colar uma foto da criança com a família (quem mora com a criança), com o titulo: Olha esta é a minha família.
Na 16° folha a professora irá questionar o que as crianças mais gostam de fazer quando estão com a família, à criança fala e a professora escreve na folha.
Com o titulo: Adoro quando estou com minha família, pois faço:
Na 17° folha a professora irá conversar sobre o que as crianças já sabem fazer sozinho e as crianças podem desenhar enquanto a professora escreve, com o titulo: Olha o que já sei fazer sozinho:
Ex: Ir ao banheiro?Comer?
Na 18° folha as crianças irão desenhar seu brinquedo favorito e a professora escreve o que é, com o titulo: Meu brinquedo favorito é:
Dica: Este dia poderá ser especial e cada criança poderá trazer o seu brinquedo favorito para mostrar para os colegas.
Na 19° folha a criança irá pintar uma folha toda de giz ou tinta com sua cor favorita com o titulo: Minha cor favorita é:
Neste dia a professora irá perguntar o que tem na sala da cor amarelo o que é amarelo, o sol?E vermelho?
Na 20° folha a criança irá falar sobre o que mais gosta de comer, (se possível este dia poderá ser do lanche livre cada um irá trazer o que mais gosta de comer) é só uma idéia. Na folha a criança poderá desenhar.
Neste dia a professora poderá oferecer para as crianças provarem algo doce, salgado, azedo, para que eles aprendam diferenciar os gostos.
Na 21° a criança irá falar qual é a sua música favorita, a professora poderá ou não digitar esta música nesta folha para ser entregue, com o titulo: Minha música favorita é:
(Neste dia as crianças que tiverem estas músicas em CD podem levá-lo na escola, para ouvir com os colegas). Neste dia poderá se trabalhar os sons, poderá se confeccionar alguns objetos que fazem diferentes sons. A professora poderá mostrar músicas de ninar, músicas mais agitadas, músicas que a se canta na escola, ex: guarda-guarda, lanchinho, entrada, saída.
Na folha 22° as crianças irão falar que é seu melhor amigo e falar algo que queiram dizer a eles: a professora escreve e as crianças desenham, com o titulo: Meu melhor amigo é:


AQUI ESTÃO ALGUMAS IDÉIAS PARA TRABALHAR A IDENTIDADE DA CRIANÇA, MAS É CLARO QUE CADA UM DESTES TEMAS DEVE SER APROFUNDADO NA RODINHA E AO LONGO DO DIA, SE A PROFESSORA OBSERVAR QUE CADA TEMA PODE SER PROLONGADO,DEVE DEIXAR ACONTECER LIVREMENTE,SERIA UMA BOA IDÉIA SE FOSSEM CRIADAS MAIS ATIVIDADES NO DIA DA COR,DA COMIDA FAVORITA,E CONCERTEZA TEM,MAS AI DEPENDE DA IDADE DA TURMINHA QUE SE ESTA TRABALHANDO.



0 comentários:

Postar um comentário

 

Cantinho de ideias da Renata Copyright © 2009 Flower Garden is Designed by Ipietoon for Tadpole's Notez Flower Image by Dapino